sábado, 26 de setembro de 2009

Sprichst du Deutsch?

Esta semana fui, em trabalho, fazer uma visita a terras nórdicas, 'Helsinki', Finlândia. Do trabalho em si, nada de novo... foi pouco mais que uma oportunidade para reviver e reflectir sobre a cultura, as diferenças e as personalidades de vários países europeus e seus habitantes. Foi bom reviver sentimentos e experiências; foi bom constatar saudáveis excepções a várias realidades.


Helsínquia já conhecia ao de leve---tinha lá passado há uns cinco anos com o F., meu amigo e companheiro de várias viagens; acabei por não ter oportunidade para aprofundar muito mais esse conhecimento, mas gostei. Estava frio, naturalmente; choveu, com toda a naturalidade; o fuso horário---ainda que não grande---deu-me alguma luta.

Mas Helsínquia? Finlândia? Então o título não dizia "Deutsch"? É verdade; tem toda a razão! Foi o mais agradável da viagem, no voo de regresso, Frankfurt::Lisboa, a agradável companhia que tive ao meu lado, as gargalhadas, o sumo de tomate, o assinalar dos pontos de interesse num mapa de Lisboa que conheço, diga-se, relativamente mal: uma empresa Alemã, "em bloco", vinte contabilistas preparavam-se para invadir Lisboa e passar um alargado fim de semana de férias em terras Lusas. Volto às "saudáveis excepções" de há pouco, M., Alemã, sorridente, alegre, divertida, sublinhava que a vida é curta de mais para o contrário, para a deixar "fugir". M., estou contigo, obrigado pela companhia, até sempre!

Sem comentários: